Anny Espínola pede depósito adequado para resíduos hospitalares em Ponta Porã
Sessão do dia: 15-08-2017
Na sessão ordinária desta terça-feira, 15 de agosto, a líder do prefeito na Câmara Municipal de Ponta Porã, a vereadora Anny Espínola, encaminhou uma indicação ao prefeito, Hélio Peluffo, com cópia ao secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Dário Honório Almirão, solicitando o estudo de viabilização de um aterro sanitário no município para depósito de lixo hospitalar.
A vereadora Anny Espínola explicou que não há no município, um local adequado para o descarte correto de lixo hospitalar. “É necessário que seja realizado um estudo e que seja providenciado um local para depositar os resíduos hospitalares, haja vista a demanda desses produtos é grande e não há na cidade um aterro específico para isso. O descarte incorreto de tais materiais causam riscos de contaminação tanto a saúde pública quanto ao meio ambiente”, explanou.
Cabeceira do Apa
A líder do prefeito, a vereadora Anny Espínola, encaminhou a segunda indicação para o prefeito, Hélio Peluffo, e para o secretário municipal de Obras e Urbanismo, André Manosso, solicitando que enviem um caminhão de lixo até o Distrito de Cabeceira do Apa para retirar as sujeiras do único depósito existente naquela região.
Professora Anny disse que o referido depósito fica próximo à Cooperativa Lar e não tem recebido o cuidado necessário. “O combinado era que o caminhão passasse uma vez por mês, mas já faz três meses que não acontece o envio do veículo para a retirada do lixo. Sugiro que seja feito outro buraco cercado, ou ainda tapar com terra esse lixo que está no local, tendo em vista que o depósito está lotado, o que tem causado mau cheiro e transtorno para os moradores do distrito”, concluiu.
Transporte
A terceira indicação realizada pela vereadora Anny Espinola indica ao prefeito, Hélio Peluffo, ao secretário municipal de Governo e Comunicação, Dr. Eduardo Campos, e ao secretário municipal de Saúde, Dr. Patrick Derzi, que disponibilizem uma van uma vez por semana para o Distrito de Cabeceira do Apa para trazer pacientes ao Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, para que os mesmos tenham acesso a exames e outras especificidades que não estão disponíveis no posto de saúde do localidade.
A líder do prefeito na Câmara, aponta que muitas pessoas de baixa renda acabam não realizando o tratamento que precisam, pois não tem condições financeiras para arcar com os custos das passagens dos transportes coletivos até o Hospital Regional.
Autor: Anny Espinola